segunda-feira, 28 de abril de 2008

O GOOGLE quer dominar o mundo

Isso mesmo o google quer dominar o mundo, e para isso vai te dar muita coisa de graça.

Como assim?

Email, editor de texto, planilha, apresentações, bloco de notas, calendário, fotos, comunidade social, mapas e um buscador para achar tudo o que tem na internet.

O que o google quer é que você não fique um só dia sem usar algum serviço deles.
E eles apostam pesado no compartilhamente de informações, com o google docs eu consigo editar uma planilha em equipe, ou um texto ou uma apresentação. Com o calendar posso ter uma agenda de compromissos pública ou compartilhada com certas pessoas, ou mesmo publicála em um site ou blog.
Com o orkut posso fazer amizades e namoros, conhecer pessoas que tem o mesmo gosto de lugares distantes, posso rever amigos exibir minhas fotos.
O google encherga a web como uma grande rede de troca de informações inúteis e úteis. O que todo mundo já pensava mas qual é a grande sacada do google?

Agir, saber o que todo mundo precisa e agir.

Eu como reles mortal não fico um dia sequer (a não ser no domingo quando raramente acesso internet) sem usar algum serviço dos nossos camaradas, seja o buscador, o calendar, o docs, o blog, o bloco de notas, ou o orkut. Um verdadeiro escritório on-line de trabalho e divertimento.

E como ele lucra com isso se é tudo de graça? Assim como sempre lucrou desde quando começou somente como um buscador: PROPAGANDA!!!
ISSO MESMO MEU AMIGO O GOOGLE É O MAIOR MAKETEIRO DA INTERNET!!

A fórmula é muito simples:

Milhoes de pessoas conectadas aos seus serviços + um perfil que se pode monitorar (conta) + dependência de seus serviços (por serem bons e facilitarem a vida ou divertir e de graça :-) = BILHOES EM VERDINHAS...

O google te conhece sabe do que você gosta do que costuma fazer das palavras chaves que aparecem no seu e-mail, orkut, blogue, etc... Com isso ele te faz uma propaganda muito proxima do que você quer.

Ex.: Eu gosto de informática, aparece em meus e-mail algo relacionado e no cantinho bem discreto aparece uma propaganda de aula de linux. Eu penso " aula de redes e servidores linux... que maravilha eu quero fazer".


Apesar de isso parecer coisa do diabo, estou usando e muito.

O docs é uma maravilha e estou ensinando as pessoas da secretaria onde trabalho a usarem e trabalharem em grupo. O que poderia ser feito com um sistema de portal corporativo que custaria milhares, ou se costomizado, milhões, fazemos de graça.

Obviamente eu não estou comparando o google docs com um sitema robusto como o Office Sharepoint da Microsoft, mas quebra um galho e um galhão.

Uso o calendar para agendar o uso dos laboratórios e datashows, e publica-los automaticamente no site da faculdade. Só não esta perfeito porque é preciso educar o usuarios a utilizarem esse novo método.

Toda mudança gera resistência e isso é o maior problema da implantação de qualquer sistema computacional seja ele simples ou complexo.

O grande segredo de se administrar algo é fazer com as pessoas enxergarem que a mudaça é boa e que não é um bicho de sete cabeças. É educá-las a usar e usar corretamente, não pelos cocos.

"REPASSAR O CONHECIMENTO É A MAIOR PROEZA DE UM PROFISSIONAL, AQUELES QUE GUARDAM O CONHECIMENTO PARA SI E ACHAM QUE ASSIM SERÃO INDISPENSÁVEIS, DEVEM SER MANDADOS EMBORA SUMARIAMENTE."

Mas essa conversa já tá indo para outro assunto, no mais deixo os link embaixo para quem quiser conferir os serviços do google. Faça uma continha e experimenta, não vai doer :-)


http://www.google.com.br/intl/pt-BR/options/

Nenhum comentário: